JK – Um Reencontro com o Brasil | Yabatur
Sexta-feira 23 de agosto de 2019

JK um Reencontro com o Brasil”, espetáculo de música popular brasileira, volta à Salvador

Assistido por mais de 20 mil pessoas em diversas cidades do País, JK Um Reencontro com o Brasil, uma realização da Fundação Brasil meu Amor (FBMA), volta à capital baiana e estará em cartaz no Teatro Castro Alves, no dia 21 de agosto, às 20h.

Além de combinar música popular brasileira, teatro e artes visuais, o espetáculo busca resgatar a autoestima do povo brasileiro, cantando e contando um dos momentos mais importantes da história recente do País. Com um repertório variado e o uso de projeções e efeitos visuais, são celebradas a vida de Juscelino Kubitschek e a época em que, como nação, fomos grandiosos. Apresentado em diversas cidades do Brasil (como Belo Horizonte, São Paulo, Maceió, Natal, Campinas, Curitiba, Brasília, entre outras), o intuito da Fundação, neste espetáculo, é trazer reflexões sobre a política nacional, mostrar detalhes ocultos da nossa história e levar os espectadores a uma viagem para um tempo de sonhos, glória e heróis, os quais são patrimônio do Brasil.

“É muito mais que um espetáculo. É uma aula de história e uma injeção de brasilidade. Este é o momento para discutirmos a verdadeira história do Brasil, para que possamos construir um futuro decente. O musical nos faz refletir o quanto podemos realizar e mudar a nossa nação, como protagonistas da nossa própria história. Afinal, aqui é o nosso País”, conta Glaucia Nasser, solista do espetáculo e cofundadora da FBMA.

A escolha por retratar a vida de JK surgiu não só pela sua importância histórica – em seu mandato, correspondente aos anos dourados do País, o Brasil floresceu em todas as áreas: nas artes, na economia, na arquitetura, nos esportes etc. –, mas, também, pela sua biografia. De origem humilde, Juscelino Kubitschek construiu uma carreira muito respeitada na política nacional e chegou à presidência da república, sendo lembrado como o responsável pela construção de uma Era.

No espetáculo, a história de JK é contada desde a infância no interior de Minas Gerais e revisita vários momentos importantes da sua trajetória – com ênfase para a construção de Brasília –, com o intuito de compreender o reflexo desta história nos dias de hoje e de promover a valorização deste personagem fundamental para a construção de uma identidade e de uma imagem positiva do País.

Vale lembrar, que o conjunto urbano de Brasília é patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção. O objetivo desta menção é permitir que o legado que recebemos do passado, e vivemos no presente, possa ser transmitido às futuras gerações. Nesse sentido, a FBMA tem como parceiro o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que há 82 anos preserva e promove o patrimônio cultural do Brasil.

“Queremos levar uma mensagem de esperança para conectar cada pessoa da plateia à ‘alma do Brasil’, relembrando a fé, a alegria de ser brasileiro e a confiança de que nosso País pode ser o melhor lugar do mundo”, completa Glaucia.

Produção audiovisual transforma o espetáculo em cinema

Além de um repertório musical bem vasto, o espetáculo conta ainda com um telão que ocupa todo o palco. Enquanto Glaucia Nasser canta e narra a história de JK, imagens do Brasil são projetadas no palco, numa combinação de som e imagem, ampliando – ou multiplicando – a sensação de tridimensionalidade da apresentação. O trabalho de construção do roteiro e das imagens utilizadas contou com a participação de uma equipe de 135 pessoas, incluindo doutorandos da USP, que realizaram uma vasta pesquisa histórica para nos contar sobre esse outro Brasil e algumas de suas verdades.

Sob a direção geral da FBMA, o espetáculo conta com os talentos do Diretor Artístico e Técnico Júlio Cesarini e do Maestro Paulinho Dáfilin. Além de Gláucia Nasser, oito músicos de diversas regiões do Brasil participam do espetáculo: Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeon), Chrys Galante e Leandrinho Vieira (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões) e Jonas Moncaio (violoncelo).

 Saiba mais sobre os realizadores do projeto:

Direção Geral: FBMA – A Fundação Brasil Meu Amor, um projeto de Jean Obry (idealizador e presidente) e de mais 135 brasileiros cofundadores, é uma jovem entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo maior construir um Brasil unido, capaz de reconhecer a grandeza de seu passado, se desenvolver no presente e conquistar um futuro próspero.

Direção técnica e Artística: Julio Cesarini – Atua como Diretor Artístico, Técnico, Cenógrafo e figurinista do espetáculo, um projeto que reflete a sua personalidade e seu respeito pela cultura brasileira e seu empenho pelo engrandecimento do Brasil. Um artista genuíno, polivalente e autodidata.

Maestro: Paulinho Dáfilin – No espetáculo atua como Maestro, compositor, arranjador e violonista. Músico de carreira renomada, foi arranjador e produtor musical de Jair Rodrigues. Dáfilin trabalha com Roberto Mendes, Maria Bethânia e outros artistas consagrados da música popular Brasileira. É também idealizador de diversos projetos para a valorização da cultura nacional.

Intérprete: Glaucia Nasser – A cantora, cofundadora e relações públicas da Fundação Brasil Meu Amor acredita que, por meio da arte, é possível abordar uma parte essencial da história que nos inspira a colocar o melhor de nós a serviço do Brasil. Glaucia percorre o País para despertar a vontade de cada um – e convidar a todos – para a participação nessa construção.

Local: SALA PRINCIPAL do TCA.

Data: 21/08/2019 às 20h.

Classificação: Livre

CAPACIDADE: 1.554 LUGARES

INGRESSOS:  

SEM LIMITE DE COTA DE MEIA ENTRADA

A a Z11 – R$2,00 a inteira e R$1,00 a meia**

NÃO SERÁ PERMITIDO O ACESSO APÓS INICIO DA APRESENTAÇÃO

CRIANÇAS DE 0 A 12 ANOS PAGAM MEIA-ENTRADA.

#aereoyabatur2018#ingressosemdomicílio #transporte #yabaturcultural #teatro2018

**valores sujeitos a taxas de serviços administrativos e taxa de entrega de acordo com a localidade.

Sugestões, transportes, ingressos em domicilio, grupos e serviços afins relacionados com a cidade do show; falecom@yabatur.com ou televendas Yabatur; 71 99141-0487/99610-2665 ou 3017-7663.

#INGRESSOSEMDOMICILIOYABATUR #TRANSFERYABATUR #YABATUR23ANOS #YABATURCULTURAL2019 #MEDIANTEADISPONIBILIDADE #PACOTEYABATUR2019 #AEREOYABATUR2019